Notícias

5 Tendências do mercado automóvel em 2023

O comércio de veículos é uma área extremamente dinâmica em todo o mundo e também em Portugal. As tendências do mercado automóvel em 2023 apontam para uma recuperação, depois da instabilidade sofrida nos últimos meses. Os maiores ganhos sentir-se-ão no segmento de veículos usados.

Que fatores têm condicionado o mercado automóvel?



A pandemia causada pela COVID-19 trouxe perturbações no setor da compra e venda de carros. As vendas de veículos novos desceram significativamente durante esse período, trazendo alguma desconfiança ao mercado.

A falta de determinados componentes auto, sobretudo os semicondutores, contribuiu bastante para esta situação. Apesar de no último trimestre de 2022 ter havido uma recuperação nas vendas, os níveis ainda se mantêm abaixo do período pré-pandémico.

Com a indústria a ter dificuldade em responder às necessidades de carros novos, o mercado dos automóveis usados cresceu. Houve uma valorização significativa destes veículos, o que é de resto uma tendência a manter-se no mercado automóvel em 2023.

5 Tendências que marcam o mercado automóvel em 2023



1. Estabilização nos stocks de semicondutores



Desde o início da pandemia de COVID-19 que a escassez de semicondutores representou um grande problema para o comércio automóvel. A resposta da indústria à procura foi insuficiente, causando grandes perdas no setor.

A tendência neste âmbito é que haja mais stock destes componentes no mercado automóvel em 2023 e que isso se traduza em mais oferta no mercado de carros novos.

2. Maior procura por carros usados, devido à quebra do poder de compra



Apesar da maior oferta de carros novos, a procura estará condicionada pela perda de poder de compra dos consumidores, devido à inflação e ao aumento das taxas de juro.

Esta circunstância levará o consumidor a procurar soluções mais económicas, pelo que uma das tendências do mercado automóvel em 2023 é a crescente procura por veículos usados.

3. Demora na entrega de carros novos



Acredita-se que, ao longo do ano 2023, a entrega de veículos novos se manterá demorada. Ainda que a produção deixe de ser a causa dos atrasos, a operação logística de distribuição continua a atravessar dificuldades.

O trajeto que os automóveis fazem desde as fábricas até aos compradores tem sofrido alguns obstáculos, motivados pela situação de instabilidade que se vive a nível mundial.

4. Maior procura de veículos eletrificados



A procura de carros elétricos e híbridos tem crescido nos últimos anos, mantendo-se como uma tendência do mercado automóvel em 2023.

Em Portugal, os incentivos à compra de veículos totalmente elétricos visam contribuir para a renovação do parque automóvel e para a transição energética. Nesse sentido, perspetiva-se que a venda de carros elétricos, novos e usados, cresça neste ano e nos próximos.

5. Aumento da oferta de marcas chinesas no mercado europeu



Os próximos tempos ficarão marcados pelo aumento da oferta de marcas chinesas no setor auto europeu, sendo esta outra das tendências do mercado automóvel em 2023.

A China produz cerca de dois terços das baterias para carros elétricos no mundo, pelo que algumas marcas nacionais prometem lançar modelos e soluções orientadas para os clientes do mercado europeu.

Estima-se que esta aposta venha a afetar o comércio de automóveis, sobretudo elétricos, pois serão lançados produtos de boa qualidade a preços competitivos.

Quer estar sempre a par das novidades e tendências do ramo automóvel? Deseja saber mais sobre a atividade de compra e venda de veículos, especialmente usados? Viaje pelo blog da DS AUTO, regularmente atualizado com conteúdos de valor!

  • Partilhar:

Ao navegar neste website, estará a aceitar as nossas condições de acesso ao website indicadas na Politica de privacidade e na Politica de cookies.

contactos
DS AUTO
DS AUTO
Chamada para rede móvel nacional